Skip to main content
Solução para seus problemas de bombeamento de produtos químicos

Bomba centrífuga química, a solução para seus problemas de bombeamento de produtos químicos

A bomba química centrífuga para líquidos corrosivos é uma bomba para transferências de produtos corrosivos altamente agressivos.

As bombas químicas centrífugas para líquidos corrosivos são bombas para transferências de produtos corrosivos altamente agressivos. O princípio de funcionamento é similar a qualquer outra bomba centrífuga química convencional, onde a energia hidráulica é gerada pela rotação do rotor, impulsionando o líquido pela ação da força centrífuga.

As bombas químicas centrífugas para líquidos corrosivos podem ser montadas na vertical e/ou horizontal, e foram desenvolvidas visando aplicações de transferência de produtos químico-corrosivos, pelo qual não podem ser atendidas por bombas convencionais por problemas de resistência química.

BOMBA QUIMICA CENTRIFUGA TERMOPLÁSTICA MAXBLOC

As bombas químicas centrifugas MAXBLOC são construídas em materiais anticorrosivos e são disponibilizadas em duas opções de selagem: “Selagem HIDRODINÂMICA” e “Selagem MISTA DE ESFERA”.

SELAGEM HIDRODINÂMICA

O rotor centrífugo é construído com o sistema de “Contra Rotor” que tem a função de coletar o líquido que normalmente escaparia pelo eixo da bomba centrifuga química. Este processo de coleta faz com o líquido seja retornado para a câmara de bombeamento (carcaça-voluta), evitando assim qualquer tipo de vazamento do equipamento, porém este processo só funciona com a bomba centrífuga química em movimento. Quando a bomba centrífuga química estiver parada será necessário utilizar acessórios, tais como: válvulas manuais, válvulas automáticas ou atuadores pneumáticos, para garantir o perfeito funcionamento do sistema.

Esta opção de selagem é bem simplificada e por isso possui um baixo custo, tanto na aquisição como na assistência técnica.

As bombas químicas centrífugas termoplásticas Maxbloc com selagem Hidrodinâmica, por não possuir componentes que operam sob atrito, podem girar a seco por um determinado tempo, proporcionando um baixo índice de manutenção e desgaste nulo.

SELAGEM MISTA DE ESFERA (PATENTE BOMAX)

O sistema de SELAGEM MISTA foi desenvolvido e patenteado pela BOMAX visando complementar o sistema Hidrodinâmico de selagem, principalmente em aplicações onde a bomba centrífuga química opera “AFOGADA “(quando é instalada abaixo do nível do líquido a ser bombeado).

As bombas centrifugas químicas termpláticas MAXBLOC-SME possuem um selo mecânico com face giratória retrátil, na qual recua em função da força centrífuga atuando sobre esferas, no dispositivo de abertura do selo. Assim, este sistema de selagem passa a operar quando a bomba centrífuga química entra em funcionamento. Possui as mesmas características da selagem hidrodinâmica quando a bomba centrífuga química está em operação, porém quando a bomba centrífuga química é desligada a face giratória retrátil do selo retorna por ação de uma mola, voltando a atuar como selagem mecânica convencional.

Esta característica permite que o selo misto opere a seco, sem danos ou aquecimento e não apresente desgaste, já que a face giratória recua e fica em inércia com a bomba em funcionamento.

Desta forma, as bombas centrífugas químicas MAXBLOC-SME somam as vantagens das bombas hidrodinâmicas, com a garantia de estanqueidade oferecida pelo selo misto de esferas, quando a bomba centrifuga química está desligada.

BOMBA CENTRIFUGA QUÍMICA TERMOPLASTICA MAXSELO

As bombas centrífugas químicas MAXSELO são construídas com corpos em plástico e as outras partes em aço inox e com sistema de selagem mecânico. São disponibilizadas com selo mecânicos em 03 materiais diferentes nas faces de vedação. Portanto são equipamentos apropriados para o bombeamento de soluções que não podem ser contaminadas pelas partes internas da bomba (que estão em contato com o líquido a ser bombeado).

SELAGEM MÊCANICA

O Selo Mecânico é montado na parte interna da bomba centrífuga química, estando totalmente em contato com o líquido bombeado. Este tipo de selagem é indicada para água desmineralizada e deionizada, produtos voláteis, soluções alcalinas, entre outras.

Onde podem ser usadas as bombas centrifugas químicas plásticas da BOMAX DO BRASIL?

  • As bombas plásticas centrífugas químicas são aplicadas onde não se podem utilizar bombas comuns onde é necessário um equipamento com alta resistência à corrosão, ou seja, resistência ao ataque de líquidos químico-corrosivos (ácidos e alcalinos). São diversas as possiblidades de utilização, normalmente instaladas em lavadores de gases, recirculação de tanques, transferência de produtos químicos, transferência de efluentes em estação de tratamento, banhos galvânicos, descarregamento de caminhão e em diversos processos químicos nas indústrias.