
Bomba centrífuga química, a solução para seus problemas de bombeamento de produtos químicos
A bomba centrífuga para líquidos corrosivos é uma bomba para transferências de produtos corrosivos altamente agressivos.
As bombas químicas centrífugas para líquidos corrosivos são bombas para transferências de produtos corrosivos agressivos. O princípio de funcionamento é similar a qualquer outra bomba centrífuga convencional, onde a energia hidráulica é gerada pela rotação do rotor, impulsionando o líquido pela ação da força centrífuga.
As bombas centrífugas para produtos corrosivos podem ser montadas na vertical e/ou horizontal, e foram desenvolvidas visando aplicações de transferência de líquidos químico-corrosivos, pelo qual não podem ser atendidas por bombas convencionais por problemas de resistência química.
BOMBA QUIMICA CENTRIFUGA TERMOPLÁSTICA MAXBLOC
As bombas químicas centrifugas MAXBLOC são construídas em materiais anticorrosivos e são disponibilizadas em duas opções de selagem: “Selagem HIDRODINÂMICA” e “Selagem MISTA DE ESFERA”.
SELAGEM HIDRODINÂMICA
O rotor centrífugo é construído com o sistema de “Contra Rotor” que tem a função de coletar o líquido que normalmente escaparia pelo eixo da bomba centrifuga química. Este processo de coleta faz com o líquido seja retornado para a câmara de bombeamento (carcaça-voluta), evitando assim qualquer tipo de vazamento do equipamento, porém este processo só funciona com a bomba centrífuga para líquidos agressivos em movimento. Quando a bomba centrífuga para produtos corrosivos estiver parada, será necessário utilizar acessórios, tais como: válvulas manuais, válvulas automáticas ou atuadores pneumáticos para garantir o perfeito funcionamento do sistema.
Esta opção de selagem é bem simplificada e por isso possui um baixo custo, tanto na aquisição como na assistência técnica.
As bombas químicas centrífugas termoplásticas Maxbloc com selagem Hidrodinâmica, por não possuírem componentes que operam sob atrito, podem girar a seco por um determinado tempo, proporcionando um baixo índice de manutenção e desgaste nulo.
SELAGEM MISTA DE ESFERA (PATENTE BOMAX)
O sistema de SELAGEM MISTA foi desenvolvido e patenteado pela BOMAX visando complementar o sistema Hidrodinâmico de selagem, principalmente em aplicações onde a bomba centrífuga química opera “AFOGADA “(quando é instalada abaixo do nível do líquido a ser bombeado).
As bombas centrifugas para produtos químicos termoplásticas MAXBLOC-SME possuem um selo mecânico com face giratória retrátil, na qual recua em função da força centrífuga atuando sobre esferas, no dispositivo de abertura do selo. Assim, este sistema de selagem passa a operar quando a bomba centrífuga química entra em funcionamento. Possui as mesmas características da selagem hidrodinâmica quando a bomba centrífuga para produtos corrosivos está em operação, porém quando a bomba centrífuga para líquidos corrosivos é desligada, a face giratória retrátil do selo retorna por ação de uma mola, voltando a atuar como selagem mecânica convencional.
Esta característica permite que o selo misto opere a seco, sem danos ou aquecimento e não apresente desgaste, já que a face giratória recua e fica em inércia com a bomba em funcionamento.
Desta forma, as bombas centrífugas químicas MAXBLOC-SME somam as vantagens das bombas hidrodinâmicas, com a garantia de estanqueidade oferecida pelo selo misto de esferas, quando a bomba centrifuga para líquidos corrosivos está desligada.
SELAGEM MÊCANICA
O Selo Mecânico é montado na parte interna da bomba centrífuga para líquidos corrosivos, estando totalmente em contato com o líquido bombeado. Este tipo de selagem é indicada para água desmineralizada e deionizada, produtos voláteis, soluções alcalinas, entre outras.
Onde podem ser usadas as bombas centrifugas químicas plásticas da BOMAX DO BRASIL?
- As bombas plásticas centrífugas químicas são aplicadas onde não se podem utilizar bombas comuns onde é necessário um equipamento com alta resistência à corrosão, ou seja, resistência ao ataque de líquidos químico-corrosivos (ácidos, alcalinos, entre outros). São diversas as possiblidades de utilização, normalmente instaladas em lavadores de gases, recirculação de tanques, transferência de produtos químicos, transferência de efluentes em estação de tratamento, banhos galvânicos, descarregamento de caminhão e em diversos processos químicos nas indústrias.